segunda-feira, 10 de outubro de 2011

atividade3.3



ESCOLA MUNICIPAL MANOEL CATARINO FILHO
SÍTIO PONTA DE LINHA - BODÓ/RN


PROJETO XADREZ ESCOLAR

 CONTEÚDO: Xadrez
1- JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista que a nossa escola oferece poucas oportunidades de práticas esportivas para os nossos alunos e também a necessidade de formar os mesmos com princípios esportivos e morais e também devido a dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula, em todas as disciplinas do currículo escolar, pela falta de atenção, concentração, comportamento e raciocínio, proponho neste trabalho a implantação da prática do xadrez na Escola Municipal Manoel Catarino Filho.
A escolha do xadrez se deu devido ao conhecimento do valor educativo do mesmo, que possibilita condições para que o aluno desenvolva suas habilidades intelectuais de forma desafiadora.
2 - OBJETIVOS:
Desenvolver no estudante uma atitude favorável em relação ao xadrez que permita apreciá-lo como elemento gerador de cultura.
Desenvolver no estudante sua capacidade de atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.
Garantir ao aluno a aquisição de conhecimento, habilidades e destrezas básicas necessárias para incorporação em sua vida ativa.
Permitir ao aluno estabelecer vínculos entre os conhecimentos e experiências enxadrísticas e a vida cotidiana, individual e social.
Favorecer a assimilação das características do xadrez que contribuam com o harmonioso desenvolvimento intelectual, moral e ético da personalidade e que propiciem sua autonomia cognitiva e sua capacidade de raciocínio.
Priorizar a resolução de problemas. O aprendizado orientado à resolução de problemas propiciará ao aluno a oportunidade de analisar, avaliar e propor alternativas de solução às situações da vida diária.
Contribuir para a elevação da auto-estima.
Favorecer o desenvolvimento da linguagem enxadrística e sua habilidade de argumentação.
Resgatar, para seu uso pedagógico, o aspecto lúdico desta disciplina.
Tomar em conta de maneira equilibrada as diferenças individuais.
3 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
Aulas expositivas sobre a importância do xadrez no desenvolvimento intelectual do aluno;
História do xadrez;
Leitura de texto sobre instruções básicas do xadrez;
Jogos pré-desportivos referentes às regras do xadrez;
Prática sobre movimentos e captura das peças;
Regras éticas referentes a uma partida de xadrez;
Jogadas;
Registros de posição e como anotar;
Aperfeiçoamento das jogadas;
Estudos de partidas:
Exercícios de xeque, xeque-mate e rei afogado
Estudo aprofundado de aberturas e defesas.
4 - PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO:
Baseado nas necessidades de buscarmos formas alternativas de ensino, que sejam capazes de mostrar aos alunos que algumas habilidades são necessárias para acontecer no processo ensino-aprendizagem, colocamos à disposição do aluno o xadrez, como um instrumento útil para contribuir no desenvolvimento de suas tarefas diárias e de suas potencialidades. Para tanto é necessário por parte de o aluno seguir algumas regras antes de iniciarmos a metodologia de trabalho relacionada ao ensino do xadrez, como a assiduidade regular as aulas normais, bom comportamento e disciplina além de um bom aproveitamento em todas as matérias escolares.
5 - RECURSOS DIDÁTICOS:
Textos;
Apostilas;
Tabuleiro e peças de xadrez;
Livros referentes ao assunto;
Computadores;
Internet

6 - CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
  • Observação direta;
  • Testes com análise de jogadas;
  • Avaliação pelos alunos. (conversa informal, salientando em que o projeto poderia melhorar)
  • Jogar com o professor:
  • Jogar com o computador:
  • Jogar na internet;
  • Participação em torneios e intercâmbios.
  • O desenvolvimento do aluno será gradativo de acordo com seu interesse e capacidade de apreensão.
Tendo em vista os objetivos do projeto o aluno participante deverá apresentar mudanças positivas em seu comportamento em seu dia-dia em sala de aula. Caso contrário, será afastado temporariamente ou definitivamente do projeto.


7-BIBLIOGRAFIA
Becker, Idel. MANUAL DE XADREZ. 19ª ed. São Paulo: Nobel, 1987.
Tirado, Augusto C. S. B. & Silva, Wilson. MEU PRIMEIRO LIVRO DE XADREZ: Curso para escolares. 2ª ed. Curitiba: Expoente, 1995
Apostilas de xadrez especializadas sobre o tema.
www.cdof.com.br
www.cex.org.br
ANEXOS

Os recursos materiais, mínimos necessários, para serem utilizados por grupos com média de 16 e 30 alunos são:


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