segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ATIVIDADE 3.4



O xadrez está se transformando aceleradamente. Nunca antes este esporte havia sido tão difundido através dos meios de comunicação de massa com tanta força como hoje. O números de grandes torneios nacionais e internacionais tem se multiplicado a passos largos. O número é a força dos grandes mestres cresce a cada dia.
Igualmente, vemos com alegria uma grande quantidade de jovens conquistando eventos enxadrísticos de maior prestígio.
Esta expansão enxadrística, tanto em quantidade como em qualidade, não é casual e está relacionada a alguns projetos como, por exemplo, a colocação em prática de projetos de massificação do xadrez nas Escolas.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes. Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.
Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo de estudava o xadrez em cursos dirigidos apresentava um desempenho melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal. Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivos de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Brown (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta.
Em diversos países do mundo (Rússia, França, Inglaterra, Argentina, Cuba, Espanha, México, Brasil e Venezuela, entre outros), tem se iniciado projetos de xadrez nas escolas com base em pesquisas educacionais e sociológicas que atribuem ao jogo de xadrez uma série de importantes benefícios, vantagens ou virtudes que recomendam sua ampla difusão nos diferentes meios escolares.
Estes projetos de xadrez nas escolas justificam sua existência porque está demonstrado que o xadrez: É cultura e desenvolvimento de suas habilidades e acima de tudo proporciona prazer em praticá-lo.

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